Como investir em Bitcoin

Antes de mais nada Bitcoin ainda é um investimento de alto risco. O mercado é bastante volátil e apesar de um crescimento gradual forte nos últimos meses, ainda sugiro que você não invista dinheiro que não pode perder em Bitcoins ou Criptomoedas.

O Bitcoin (ou BTC) é uma criptomoeda. Uma moeda virtual que também funciona como um sistema de pagamento e é um algoritmo que simula a escassez do mundo físico em um modelo virtual. Foi criada por um desenvolvedor de software sob o pseudônimo Satoshi Nakamoto. No início não era muito conhecido, mas atraiu muita atenção no mundo financeiro nos últimos anos e agora o investimento em Bitcoin ou outras moedas já é considerado um investimento financeiro legítimo e que pode trazer muitos bons resultados em médio e longo prazo.

Com o crescente número de interessados na moeda, investir em Bitcoins hoje em dia está mais fácil do que jamais foi. Embora seja válido ressaltar que esse não é um tipo tradicional de investimento, como o mercado financeiro e sim uma moeda extremamente instável e é fundamental que você entenda todos os riscos envolvidos antes de aplicar seu dinheiro em criptomoedas.

Cotação do Bitcoin nos últimos 2 anos

Tipos de investimento em Bitcoin

Existem 3 formas principais de investir em Bitcoins. A mais comum é a compra e a venda de bitcoins.

Para comprar e vender Bitcoins o primeiro passo é possuir uma carteira virtual de Bitcoins. O Bitcoin é um código e esse código é transferido para suas carteiras virtuais. A identificação da sua carteira virtual também é um código alfanumérico de vários caracteres, esse código e um senha é o que vão garantir o seu acesso à sua carteira virtual de Bitcoins.

A sua carteira é como uma conta digital que possibilita as transações entre carteiras, entre sistemas de investimento, mineradoras e também para bancos físico. É como o seu banco, mas sem toda aquela burocracia. Abrir uma carteira de BTC é o tempo de um cadastro e procedimento pode ser feito todo pela internet.

  • Alguns sites de carteira virtual: Coinbase.com, Coinmkt.com ou Blockchain.info. Eu utilizo o Blockchain.info, mas são carteiras com boa reputação, confiáveis e fáceis de serem utilizadas por iniciantes também.

1. Comprar e vender bitcoins

Hoje as 3 plataformas mais seguras e populares para comprar e vender Bitcoins no Brasil estão disponíveis e você faz a conexão das contas diretamente com seu Banco ou sua carteira Bitcoin. Você pode acompanhar a valorização diária do Bitcoin aqui, comprar em Reais, em Dólares ou transferir para sua carteira Bitcoin. E, é claro, lembrando de comprar na baixa e vender na alta.

  1. FoxBit.com
  2. CoinBr.com.br
  3. MercadoBitcoin.com.br

2. Configurar um sistema de compra recorrente

Em vez de depositar um grande valor aguardando a moeda baixar para um valor mais acessível, considere organizar uma fração mensal dos seus rendimentos para investir regularmente em pequenos montantes de criptomoedas. Se estiver realmente interessado nesse tipo de investimento, você pode reservar uma porção do seu salário, por exemplo, para comprar moedas virtuais. Também é uma excelente maneira de se acumular BTC sem a necessidade de fazer uma única transação cara. Muitas carteiras, como a Coinbase.com, oferecem a opção de configurar compras automáticas de Bitcoins.

3. Investir em Mineração de Bitcoin

Os Bitcoins vêm do algoritmo que é processado usando a própria rede Bitcoin. O assunto da mineração é extenso para simplificar aqui em apenas um parágrafo, mas fizemos um artigo explicando melhor Como minerar Bitcoin na Nuvem. O investimento em mineração é um investimento que não tem retorno imediado porque você compra processamento em empresas que oferecem poder de processamento pra rede Bitcoin. Quando você oferece processamento para mineração de Bitcoins o algoritmo beneficia os usuários da rede distribuindo as Bitcoins encontradas e se você faz parte de um Pool de mineração, você recebe diariamente uma fração do Bitcoin gerado com o processamento que você comprou.

Você pode comprar processamento de mineração em empresas como a Hashflare.io e receber um retorno médio de 14 a 18% hoje em dia, variando de acordo com a variação diária da cotação do Bitcoin.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *