Porque as pessoas compram Bitcoins?

Existem diversos motivos pelos quais pessoas compram e adquirem Bitcoins. Bitcoin é uma moeda digital que simula no mundo digital os mesmos modelos de escassez do mundo real. Ou seja, Bitcoin é uma moeda que ao longo do tempo vai, por regra, se valorizando por estará cada vez mais escassa no mundo.

Para entender porque isso acontece, primeiro é importante você conhecer a tecnologia por trás do surgimento do Bitcoin, que é o Blockchain.

O que é o Blockchain e porque é tão importante assim?

Blockchain é uma rede global e distribuída, que funciona como a rede do Torrent, ou seja, nenhum computador é responsável pelo processamento da rede e sim milhares (ou milhões) de computadores do mundo que estão conectados a esta rede servem processamento para que ela funcione e ela ajuda a processar e registrar todo tipo de informação criptografada em pequenos blocos de informação.

A tecnologia é criada em cima de 4 fundamentos: um registro compartilhado de transações (ledger), um consenso para verificação das transações, um contrato que determina quais as regras de funcionamento de cada transação e, por fim, a criptografia que será utilizada: o fundamento de tudo.

O Blockchain permite criar e registar transações de uma forma extremamente segura, criptografada e irrastreável e isso a torna um banco central poderoso, mas sem nenhum governo regulador por detrás dele.

A Rede Bitcoin

A rede Bitcoin é uma rede que registra transações no Blockchain e remunera com alguns códigos (o Bitcoin) todo computador que cede um pouco de processamento para ajudar a rede a funcionar. Isso quer dizer que a rede se mantém auto-sustentável e gerando um commodity em troca para seus usuários. Este commodity que está sendo amplamente utilizando no mundo e já é aceito por diversas empresas para compra de produtos físicos é o Bitcoin.

Pelo fato do bitcoin ser um moeda digital que tem uma projeção de inflação negativa pelo menos para os próximos anos, e com um cenário tão favorável (veja a cotação do Bitcoin hoje) digno de grandes empresas em ascensão no mercado financeiro, a criptomoeda está revolucionando a forma com que as pessoas lidam com dinheiro no mundo todo.

  • Muitas pessoas acreditam na Moeda e isso é a premissa básica para qualquer moeda ter valor hoje em dia. Se o seu dinheiro em papel não for confiado nem regulamentado, por exemplo, ele seria apenas um papel. E Bitcoin tem um alto valor hoje.
  • Muitas pessoas gostam de depositar um pouco de esperança confiando seu dinheiro em um investimento que lhes pareça ser seguro e que faça com que seu patrimônio seja muito mais valioso no futuro. O Bitcoin teve uma valorização de mais de 340% só em 2017!
  • Muitas pessoas e empresas estão confiando no Bitcoin para fazer transações financeiras para fora do país para evitar taxas altas dos grandes bancos. As taxas das operadoras Bitcoin é uma das mais baratas e a inflação da moeda é negativa!
  • Bitcoin, além disso, é um mercado de transações financeiras que está aberto 24 horas por dia, então você não precisa esperar um banco estar aberto para receber seu dinheiro na conta, basta receber o pedido de transação e esperar a confirmação do registro no blockchain (que é quase imediato) e da confirmação de transferência (que costuma demorar no máximo 15 minutos).

O valor da moeda é cada vez mais alto, a moeda é cada vez mais aceita no mundo todo, recebe mais investimentos em mineração e processamento e você pode cada vez mais usar a moeda virtual para compras de produtos físicos. A quantidade de pessoas e instituições que acreditam na moeda está cada vez maior e isso faz com que seja só o início de uma história muito promissora para o Bitcoin.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *