Mineração de Bitcoin vale a pena?

Uma das questões mais discutidas a respeito da mineração de bitcoin é se investir em equipamento e hardware para gerar processamento na rede vale a pena de uma maneira geral. Existem muitas promessas e muitas ferramentas de origem duvidosa oferecendo serviços de mineração, mas qual a real de vantagem de se minerar bitcoin?

Top Países minerando Bitcoin

O maior problema para um país como o Brasil é que a mineração de bitcoin com hardware próprio exige uma quantidade de energia e processamento muito alto. Isso quer dizer que todo o dinheiro investido em placas de vídeo e processamento vai consumir o seu hardware em uma velocidade muito maior e vai gastar muita energia elétrica na sua rede, fazendo suas contas de energia virem nas alturas.

Tudo isso para gerar alguns centavos em bitcoin por hora? Por isso é muito comum que mineradores de bitcoin montem os pools de mineração em países em que o clima já seja extremamente frio e o custo de energia elétrica seja bem baixo. Mesmo assim o trabalho de fornecer processamento pra rede não vai ser uma tarefa simples, será necessário bastante conhecimento dos software de mineração e de infraestrutura de hardware e servidores.

Pools de Mineração

Existe ainda uma categoria em que varias pessoas montam um infraestrutura coletiva a partir do investimento de varias pessoas e todo o Bitcoin encontrado na rede fica sendo distribuído entre as pessoas ou empresas do coletivo. É uma classe de mineração mais comum, mas ainda sim um pouco difícil de encontrar rendimentos altos sem que haja um grande investimento inicial.

Dá pra ficar rico com Bitcoin?

Existem muitas histórias de pessoas que estão ficando milionárias com a moeda, mas não ache que será fácil chegar e fazer dinheiro, o que nós recomendamos é que você estude bastante, acompanhe a cotação do mercado bitcoin e procure mais formas de manter a moeda.

Bitcoin é uma commodity digital, seu valor tem se provado cada vez mais e deve ser levada a sério.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *